COMO PREPARAR-SE PARA A POLUIÇÃO SONORA.
Viver na cidade não é fácil, a vida não é um parque de diversão e sim, um campo de batalha, aqui encontraremos diversas fontes de barulho, que prejudica a saúde e meio ambiente.
Segundo a OMS, que é Organização Mundial de Saúde um ruído de 50 dB já prejudica a comunicação e, a partir de 55dB, pode causar estresse e outros efeitos negativos. Ao alcançar 75 dB, o ruído já apresenta risco de perda auditiva. e se alguém for exposto por períodos de até oito horas /dia.
A POLUIÇÃO SONORA , O QUE É?
É um barulho, som ou ruído, que chamamos de poluição sonora. barulho não desejada, que pode prejudicar a percepção de um sinal ou gerar grandes desconforto. O ruído sonoro é o som que prejudica a comunicação, constituído por um número alto de vibrações acústicas com uma amplitude e fase muito alta, tornando sua pressão sonora muito alta, o que é bastante prejudicial aos seres vivos. A nocividade do ruído está relacionada à essa pressão sonora, sua direção, exposição contínua e a suscetibilidade individual, em que cada pessoa possui uma sensibilidade a sons intensos.
É uma sensação auditiva que nossos ouvidos são capazes de detectar, ele é definido como a compressão mecânica ou onda mecânica que se propaga em algum meio. Sons de qualquer natureza podem se tornar prejudiciais à saúde quando emitidos em grande volume, ou seja, elevada intensidade.
O BARULHO EXCESSIVO PODE CAUSAR:
Dor de cabeça, depressão, insônia, perda de memória, surdez, perda de produtividade, agressividade,
cansaço, zumbido e perda de atenção , estresse e até gastrite.
DANOS AO MEIO AMBIENTE:
Com a fuga de alguns animais, como os pássaros por exemplo, o ecossistema fica desequilibrado, favorecendo aumento de insetos, e consecutivamente a diminuição de seus predadores.
COMO PREPARAR-SE PARA A POLUIÇÃO SONORA?
Evite ambientes barulhentos.
No trabalho use, protetor auricular.
No trânsito, mantenha os vidros fechados.
Em eventos, fique distante das caixas de som.
Se poder, mude-se pra uma rua que não passa Ônibus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário